Correr por prazer...

Correr por prazer...
e por muito tempo

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Comece de maneira bem lenta.


Estou voltando a treinar lentamente com um planejamento podemos dizer" bem leve",estou conseguindo treinar  cerca de 3 vezes por semana,o que já é um grande passo para quem dava a desculpa de não encontrar tempo.
Uma das coisas que sempre realizei durante a corrida e a auto-avaliação do meu organismo durante o treino,sempre me questionava de que maneira estava reagindo o meu organismo na quele momento e aí eu volta a pensar sobre os benefícios da atividade física. Correr regularmente promove o condicionamento do  sistema respiratório e cardiovascular. Na prática, isso quer dizer que você terá cada vez mais fôlego para fazer exercícios e seu coração e circulação sanguínea trabalharão com menor sobrecarga ao fazer esforço físico.A regra mais importante a seguir é: corra regularmente!! Se você ainda não está correndo pelo menos três vezes por semana, estabeleça esta meta imediatamente.
Pode ser que você esteja correndo em um ritmo muito rápido, maior do que seu condicionamento atual permite. Minha sugestão é reduzir a velocidade nos próximos treinos. Mesmo que parece lento demais. Faça testes aumentando o passo de 30 em 30 segundos e veja se fica menos ofegante. Exemplo: se corria em 6’30″/Km, experimente fazer 7′/Km na próxima corrida. 
Outra alternativa é incluir pausas de caminhada nos seus treinos de corrida. Comece correndo a uma taxa 3 para 1, ou seja, para cada minuto de caminhada, corra três minutos e vá aumentando.
Seguindo estas orientações, certamente sua capacidade respiratória melhorará e poderá correr com tranquilidade distâncias cada vez maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário